SolVisionCaso de Estudo
Inspeções com IA para Capacitores Cerâmicos Multicamadas (MLCC)
Detectando eletrodos defeituosos em componentes eletrônicos passivos
Eletrodos com revestimento de estanho em componentes passivos
Componentes eletrônicos passivos, como resistores, capacitores e indutores, geralmente são fixados em placas de circuito impresso (PCBs) usando a Tecnologia de Montagem Superficial (SMT) para armazenar ou ajustar energia. Dentre esses, os capacitores cerâmicos multicamadas (MLCC) têm uma participação significativa no mercado. Durante o processo de refusão, os eletrodos dos capacitores são conectados às almofadas de solda na placa de circuito impresso através de uma camada revestida de estanho para conduzir a corrente elétrica. Portanto, o acabamento da camada de estanho é um indicador da confiabilidade do componente.
O dilema de otimização dos pequenos capacitores SMD
Os capacitores SMD tendem a ter áreas superficiais pequenas e são difíceis de manipular. Detectar anomalias na produção exige ferramentas microscópicas e, como os MLCCs são extremamente frágeis, também precisam ser manuseados com cuidado durante o processo. Esses requisitos aumentam a dificuldade das tarefas de inspeção.
Inspeção visual com IA: uma opção aprimorada para eletrônicos de alta qualidade
A ferramenta de Segmentação do SolVision aprende primeiro as formas e localizações das irregularidades nos eletrodos salientes para estabelecer um modelo de IA. Após a IA aprender as características dos diferentes defeitos, ela pode reconhecê-los rapidamente no capacitor e melhorar o rendimento geral da produção.
Inspeção por IA
Projeções
Distribuição desigual