META-aiviCaso de Estudo
Classificação de cabos de conectividade usando AR + AI
Cliente
O cliente é um fabricante de eletrônicos com sede na Tailândia, especializado em cabos de conectividade.
Caso
Aprimorando o Processo de Inspeção de Cabos
O cliente buscava uma solução para melhorar a qualidade do produto do seu processo de inspeção de cabos USB, garantindo durabilidade, funcionalidade e conformidade com os padrões de segurança. Além disso, eles precisavam realizar uma inspeção abrangente dos materiais de isolamento externo e dos conectores em busca de rachaduras ou danos. Ao concluir esse processo, os cabos seriam classificados e despachados de acordo com seus respectivos tipos.

Desafio
Otimizando o Controle de Qualidade e Automatizando a Classificação
Depender apenas da inspeção humana dos cabos corre o risco de negligência devido à fadiga, levando à implementação da AOI tradicional para detecção de defeitos. No entanto, isso muitas vezes resulta em sistemas excessivamente sensíveis com configurações de parâmetros rigorosas, levando à identificação errônea de produtos bons como GN (não bons). Isto exige ajustes contínuos por parte dos engenheiros e inspeções repetidas por parte dos operadores.
Além disso, a AOI, que exige uma quantidade maior de amostras, só consegue detectar defeitos predefinidos, frequentemente faltando detecções (vazamento) e impedindo a capacidade de responder rapidamente às demandas de produção flexíveis.
Solução
AR + AI para reconhecimento e classificação rápida
Enfrentando desafios de classificação, reconhecimento e detecção, o META-aivi integra inteligência artificial e realidade aumentada. Exigindo apenas de 5 a 10 amostras de imagem, a IA integrada cria rapidamente um modelo para rápida identificação e classificação de cabos com base no tipo (incluindo: Lightning, USB, RJ45 e HDMI).
Emparelhados com dispositivos inteligentes, óculos AR, tablets ou câmeras portáteis permitem reconhecimento e classificação rápidos de diferentes cabos. O sistema facilita a transferência direta dos dados relacionados para o sistema ERP da empresa, gerando registros eletrônicos para referência futura e aprimoramento de processos. Isto, por sua vez, melhora as taxas de rendimento e reduz a saída de produtos defeituosos.